quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A onda curiosa

Na língua portuguesa, os meninos do 4º ano, trabalharam acerca do seguinte texto:

"Uma Onda Curiosa

     É no mar alto que nascem as ondas, lá muito longe das praias. Um leve toque de vento e logo erguem cabeças curiosas. Mas é em terra que brincam; é em terra que aprendem a saltar pelos rochedos e a escorregar pelos areais.
     Certa vez nasceu uma onda mais atrevida. Saltava mais alto, corria mais longe, trepava aos rochedos escarpados e era sempre a última a voltar para o mar.
     Um dia, ajudada pelo vento, a ondinha curiosa subiu mai, muito mais do que o costume e ficou por instantes suspensa no ar, pasmada com tudo o que via. Lá adiante, onde o areal se espairava, havia crianças que brincavam num mar sereno como não se lembrava de alguma vez ter notado.
     - Volta! Vamos partir! - avisavam as ondas ajuizadas, que não perdim o ritmo do seu bailado.
     Mas a onda curiosa deixava-se ficar, fascinada. Quando quis regressar ao jogo de avança-recua das suas irmãs, sentiu que ficara presa na cova do rochedo; faltavam-lhe forças para sair e correr..."

AMIGUINHOS - Língua Portuguesa - 4ºano - pp.82


Algumas páginas depois, o livro apelava à produção de texto, convidando os alunos a imaginarem e escreverem o que teria acontecido aquela onda atrevida.
Surgiram então os seguintes textos:

Sem comentários:

Enviar um comentário