quinta-feira, 5 de maio de 2011

Germinação dos feijões - parte II

No dia 14 de Março, semeámos alguns feijões dentro de um copo com algodão para fazermos algumas descobertas acerca da germinação dos feijões. Já não se lembram? Vejam aqui!

À medida que o tempo foi passando, apercebemo-nos que qualquer coisa de errado se tinha passado, porque nenhum dos feijões germinara. Assim sendo, no dia 31 de Março voltámos a realizar todo o processo, ou seja, voltámos a semear novos feijões num copo com algodão e regámos.
Passados alguns dias, começámos logo a ver resultados: alguns rebentos apareceram nos feijões. Quanto mais tempo passava mais alterações conseguíamos observar. 
Os meninos mais velhos, até mediram os seus rebentos de feijão com réguas e registaram numa tabela que ficou sempre perto dos feijoeiros.




Como se pode ver na tabela, 15 dias depois, os feijoeiros já estavam bem grandes, e já não tinham só pequenos rebentos:


Nós quisemos então saber, o que eram aquelas coisas todas que apareceram nos feijoeiros:




Depois de alguns dias, decidimos plantar os nossos feijoeiros na horta, para eles terem mais espaço para crescer.


Mas, entretanto, o que aconteceu com os feijões que 
 - colocámos na janela e que não regámos;
 - regámos e que colocámos no armário.

No primeiro, que colocámos na janela e que não regámos, "não rebentou nada. Nem folhas, nem rebentos, raízes ou caule. Porque não tinha água!"

O segundo, que regámos e que colocámos no armário, "ficou preto e pequenino. Também não tem raiz, não tem folhas e não tem caule." Tudo isto "porque não apanhou sol!"

Assim percebemos que a luz e a água são muito importante para o crescimento das plantas.

Sem comentários:

Enviar um comentário